Quando é recomendável iniciar o treino de musculação?

É de conhecimento de todos que a atividade física regular é uma boa aliada para a saúde. Hoje, várias academias oferecem diversas modalidades para quem busca uma melhor qualidade de vida, no entanto, a musculação é o exercício mais solicitado.

Sempre acompanhada por profissionais, a musculação pode ser praticada por adultos, gestantes e idosos, desde que respeitadas as limitações e condições do indivíduo. Mas qual é a idade certa para começar a musculação? 

Quando um jovem quer iniciar um esporte de força como musculação, é preciso saber como está seu desenvolvimento para que o exercício não o prejudique. A maturidade do corpo dos jovens se revela em diferentes idades e por isso é necessário avaliar cada caso de forma individual.

Alcançando a Maturidade Física 

É comum que jovens desejam o corpo de um adulto, assim como muitas vezes desejam envelhecer porque acreditam que é melhor. A cultura dos padrões de beleza dados na sociedade também contribui para isso. No entanto, independentemente dos motivos que levam os jovens a iniciar a musculação, existe a necessidade de saber a idade ideal para iniciar a musculação. 

–>> Veja: Esportes indicados para crianças

Basicamente, é importante que o jovem consiga atingir a maturidade de seu corpo. Nos rapazes isso acontece depois do chamado “estirão de crescimento”, quando crescem até 10 centímetros em pouco tempo.

Caso contrário, esse crescimento será prejudicado pela atividade muscular e a maturidade será prematura. Já nas mulheres, a maturidade acontece depois da primeira menstruação.

Então pode-se dizer que em geral um adolescente pode iniciar a musculação aos 16 anos. Aliás, essa idade é considerada a idade mínima para ingresso em muitas academias, pois aos 16 anos é praticamente garantido que o jovem já tenha se desenvolvido completamente.

Apesar disso, é importante realizar um exame médico antes de iniciar os exercícios e estar acompanhado por um profissional da área. Se isso não for observado, os jovens que se exercitam precocemente podem sofrer de curvatura da coluna vertebral e outros problemas.

Veja também:Esportes indicados para crianças

Informações Profissionais relevantes

De acordo com diretrizes recentes da Academia Americana de Pediatria, o treinamento de força e resistência para crianças e adolescentes pode ser considerado desde que tenha uma adequação no tipo, frequência, intensidade e duração do exercício.

“Na infância e adolescência, exercícios de musculação direcionados podem ser praticados com pesos adequados e intensidade controlada. Outra maneira de ganhar músculos é através de exercícios funcionais que usam o próprio peso corporal e são ótimos para manter crianças e adolescentes ativos e evitar o sedentarismo desde cedo.

Independentemente da modalidade preferida, quanto mais cedo você começar a se exercitar, maiores as chances de seu filho se tornar um adulto ativo, prevenindo o aparecimento precoce de doenças crônicas”, explica  o professor da rede C4 Gym, Marcelo Franco.

O profissional ressalta também que os cuidados de acompanhamento profissional e avaliações físicas devem ser sempre realizados para se obter um bom resultado. “Para o seu desenvolvimento, é muito importante que esses exercícios sejam realizados em ambiente adequado e sob supervisão de profissionais da área”, finaliza Marcelo.

E se o jovem ainda não alcançou a maturidade física? 

É importante lembrar que se o corpo do jovem não está totalmente desenvolvido, a musculação não vai ajudar muito. Se a maturidade ainda não foi atingida, falta a estimulação hormonal necessária e, portanto, o crescimento muscular não vai ocorrer (hipertrofia).

No entanto, é importante dizer que a atividade física é importante em todas as fases da vida e quem ainda não pode fazer musculação deve buscar fazer outros exercícios.

O exercício ajuda na coordenação motora, dos reflexos, no equilíbrio e na socialização. Bons exercícios para os jovens são esportes em grupo como vôlei, futebol, basquete e outros. A natação também é um esporte bem recomendado pelos profissionais da área.

No momento certo, o treinamento de força (musculação) oferece vários benefícios, como: fortalecimento da massa muscular, melhora da condição cardiorrespiratória, aumento da força e resistência, bem como do humor, disposição e postura.

Veja também:5 benefícios da Natação